Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Uso e conservação da Água – Uma questão cultural


Refletir o uso e conservação da água atualmente é pensar sobre a nossa própria cultura ambiental. É preciso incutir nos futuros cidadãos uma cultura que ainda é bastante incipiente no Brasil: a necessidade de usar a água de forma racional e conservar para as gerações futuras.

Partindo do princípio de que a maneira mais fácil e eficaz é o trabalho realizado nas escolas e a partir daí a multiplicação para a comunidade em geral, a Escola Estadual Dr. José Fornari trabalha na construção de uma cultura ambiental local que gere consequências positivas para a comunidade.

Além disso, a disseminação do atual projeto desenvolvido pela escola em outras Unidades de Ensino e a divulgação em diversificados meios de informação (este, por exemplo) reafirma a necessidade de realização do trabalho para criar uma consciência coletiva que seja capaz de absorver a essência do projeto e, principalmente, utilizar de forma efetiva a temática proposta.


Com o objetivo de reflexão, deixaremos alguns tópicos para vocês, caros leitores, pensar acerca da problemática ambiental:


Qual a sua contribuição no uso e conservação da água?


Em sua opinião, existem alternativas efetivas para racionar o uso da água sem comprometer as gerações futuras?


A conservação é mais importante que o uso ou ambos possuem a mesma importância? Por quê?


Reflitam sobre estas três questões e nos ajudem a difundir a cultura ambiental entre a população ao nosso redor, realizando assim um verdadeiro ato de cidadania.


Texto elaborado por: Rene Gonçalves – Professor de Geografia da E. E. Dr. José Fornari
Foto: Alunos da 5ª Série do Ensino Fundamental e participantes do projeto do Ensino Médio no laboratório da escola trabalhando com maquetes referente ao projeto.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Resultados esperados do projeto (blog)


O trabalho foi organizado pelos professores em reuniões com grupos de apoios (docentes e discentes), nos horários de Horário Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC).


Os educandos do ensino médio divulgaram o projeto através de apresentações (em power point) aos alunos do ensino fundamental. A apresentação proporcionou aos alunos uma discussão e reflexão sobre meio ambiente, lixo, poluição da água e levantamento de hipóteses onde cada aluno pode colaborar com o meio ambiente.


Os temas trabalhados foram: manancial da Billings, Aquifero Guarani, Rio Tietê, Sistemas hídricos e energéticos do Brasil, formação e recuperação de um rio poluído, fontes de contaminações de água, água virtual de alimentos, uso da água, efeitos previstos para as águas brasileiras, tipos de consumo, como é feito o tratamento da água e do esgoto, histórico do rio Tietê, Bacias hidrográficas brasileiras, contato com a legislação ambiental dos recursos hídricos.


O trabalho está sendo desenvolvido de forma interdisciplinar nas áreas de geografia, ciências, química, língua portuguesa e artes.


Todas as apresentações não utilizaram materiais que poluíssem o meio ambiente.


Este blog será o diário virtual dos registros do que está sendo desenvolvido, para que haja uma integração da comunidade escolar e local.