Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Água no corpo humano

Água no corpo humano

No corpo humano a água é o principal constituinte, existe entre 70% a 75%, devendo-se ao fato de ser um componente essencial no funcionamento do organismo, necessário para muitas das suas funções vitais.
Basicamente no corpo humano ela se divide em:
Cérebro: 85%
Rins: 81%
Pulmões: 80%
Músculos: 73%
Ossos: 22%
Pele: 10%

A quantidade de água no corpo humano depende de vários fatores que estabelecem ao longo da vida, entre eles, a idade, o sexo, a massa muscular, o tecido adiposo, o crescimento, o aumento ou perda de peso, ou até mesmo durante a gravidez.
O volume total da água que entra e sai por dia do nosso organismo é de 1500 a 3000 ml. Aproximadamente 47%, considerada a maior parte da água existente no corpo humano, adverte de bebidas inseridas no dia-a-dia, como sucos, cerveja, água mineral ou mesmo simplesmente água fresca. Cerca de 14% da água é absorvida pelo corpo humano através da respiração celular. A restante da água chega-nos através dos alimentos ingeridos, sendo os vegetais os que nos proporciona maior quantidade, pois possuem na sua constituição uma grande porcentagem de água, e também da produção de água do metabolismo celular.
Cerca de 20% da água que sai do corpo humano pela transpiração e 15% pela respiração, no entanto, é pela urina que é excretado a maioria da água excretada sob a forma de urina.
O conteúdo de água no organismo é regulado de forma a permanecer constante, o volume de água absorvido é o mesmo de água perdido a cada dia. Existem também fatores associados ao desequilíbrio hídrico.
A desidratação está relacionada com a diminuição da água. Quando os indivíduos se encontram desidratados apresentam uma diminuição do volume de sangue, levando o coração a aumentar o ritmo dos seus batimentos, a chamada taquicardia. A pele torna-se áspera, com aspecto enrugado e pouco viçoso. Isso pode levar ao mau funcionamento dos músculos causando sensação de fraqueza. Os rins também podem sofrer lesões em termos do seu funcionamento, o volume urinário pode diminuir, e muito. Se a desidratação chegar o cérebro, a pessoa pode entrar em coma ou até mesmo morrer.
A hidratação está relacionada com o aumento do volume de água no corpo humano e pode ter um efeito semelhante ao do álcool no sentido em que o excesso de água pode levar a alterações de consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário