Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Entrevistas com professores

Água desde o início do mundo

1- Ao longo do tempo foi havendo uma divisão dos continentes. Como se formaram as bacias hidrográficas, o aqüífero guarani e a geleiras

R: A divisão do planeta Terra em continentes é resultado de um processo no qual as placas tectônicas ao longo de milhões de anos se movimentaram até chegar à configuração atual. Este processo conhecido como Teoria da Tectônica Global consiste na expansão dos fundos ocêanicos, ou seja, as placas tectônicas se afastam ou colidem nas áreas de contato. Por exemplo, as placas que separam o continente sul-americano do africano estão em processo de afastamento, aumentando (ainda que de forma imperceptível) a cada ano a distância entre estes dois continentes. Por outro lado, no lado ocidental da América do Sul, na região que conhecemos como Cordilheira dos Andes, está um exemplo de contato de;; placas tectônicas, explicando o soerguimento do relevo e as elevadas altitudes daquela área.
A partir disso, temos a formação das bacias hidrográficas, também conhecidas como bacias de drenagem, no qual se refere a uma área delimitada por divisores de água. As bacias hidrográficas se formaram através do curso natural que a água captada em seu ciclo percorria de um ponto mais alto para um ponto mais baixo do relevo, caminho natural da água com destino ao oceano, um lago ou mesmo outro rio. Desta forma, as bacias hidrográficas foram modelando o relevo e o caminho a ser percorrido, além de formar uma rede de cursos d’águas que se conectam (afluentes ou tributários), caracterizando de fato uma bacia hidrográfica.
O aquífero Guarani, assim como qualquer reservatório de água subterrânea, foi formado devido à permeabilidade de certas rochas, capazes de armazenarem em seus poros (espaços vazios) ou fraturas água proveniente do ciclo natural que ela realiza. O aquífero Guarani é um dos maiores do mundo, cobrindo uma superfície que ultrapassa os limites territoriais do Brasil, juntamente com Argentina, Uruguai e Paraguai.
Geleiras são massas continentais de gelo de limites definidos, que se movimentam pela ação da gravidade. Originam-se pela acumulação da neve e sua compactação por pressão transformando-se em gelo. O clima global é definido a partir da influência de vários aspectos, sendo a latitude o principal deles. Na medida em que se afasta do Equador, aumenta-se a latitude e a temperatura vai decrescendo, tornando o ambiente mais frio. Sendo assim, as regiões mais afastadas do Equador, de latitudes mais altas, são conhecidas como regiões de clima glacial, ou seja, os polos da Terra. Como os raios solares que incidem sobre os polos chegam (quando chegam) com pouco calor, essas massas de gelo mantêm-se agregadas, sendo um importante aliado na manutenção de um clima agradável no restante do planeta.

2- A água existe desde o começo do mundo. O ciclo da água antigamente era diferente do que ele é hoje. Como a globalização afetou esse ciclo? Como ele é agora?

R: O ciclo da água é a contínua circulação da água sobre o nosso planeta. A primeira etapa deste ciclo é a evaporação da água devido à radiação solar, que emite calor ao planeta, fazendo com que parte das águas dos oceanos, rios e lagos sejam evaporadas e retornadas à atmosfera. Parte da água presente no solo também é evaporada. Há ainda, concomitante com a evaporação, a transpiração das plantas e dos animais. Estas duas etapas anteriores é a passagem da água no estado líquido para o gasoso. Existe também nas regiões montanhosas, a sublimação, onde a água no estado sólido (gelo/neve) faz a passagem direta para o estado gasoso, contribuindo para o acúmulo de água na atmosfera. Na forma de vapor, a água é transportada pelas massas de ar para partes mais altas da atmosfera, onde se transformam em nuvens devido sua condensação. Quando a nuvem carregada de pequenas gotículas de água fica saturada, inicia sua precipitação, ou seja, formam gotas maiores e com ajuda da gravidade caem sobre a superfície terrestre na forma de chuva, neve ou granizo. A última etapa do ciclo da água é o escoamento, onde a água precipitada possui vários destinos. Uma parte cai diretamente nos reservatórios de água superficial (rios, lagos e oceanos). Outra parte cai no solo, percorrendo diferentes caminhos: o 1º caminho é o que escoa na superfície, alimentando os recursos hídricos superficiais; o 2º caminho é a infiltração no solo e rochas, por meio de seus poros e fissuras, alimentando os recursos hídricos subterrâneos, conhecidos como lençóis freáticos.
Esse mecanismo do ciclo da água não se alterou. O que mudou foi a ocupação do Homem na superfície terrestre, afetando em partes o ciclo natural das águas. Para um breve entendimento sobre a globalização, assim como o ciclo hidrológico, é um processo no qual o mundo aprofunda cada vez mais sua integração, seja econômica, social, cultural ou política. Desta forma, os espaços são “encurtados”, uma vez que os avanços tecnológicos nos meios de transportes e comunicação aumentam a velocidade do fluxo e circulação de pessoas, mercadorias, informações, entre outros. O modelo econômico capitalista, predominante sobre todo o globo terrestre na atualidade, teve uma forte influência sobre esses avanços.
Sendo assim, a globalização impõe, de certa forma, o desenvolvimento dos países dentro do sistema econômico capitalista, priorizando o desenvolvimento urbano sobre o rural. Com isso, grande parcela da população mundial passa a migrar para os centros urbanos, aumentando a concentração desta população nas áreas urbanas.
O espaço natural onde o ciclo da água era realizado normalmente sofre com as transformações que o Homem realiza. Para assentar as pessoas na cidade, a sociedade modifica a natureza e se apropria dela, retirando grande parte (quase a totalidade) da vegetação de determinada área, impermeabiliza seu solo, concentrando um enorme contingente dentro de um espaço relativamente pequeno. Assim, todas as partes do ciclo são alteradas: a vegetação e animais deixam de transpirar naquele espaço; os recursos hídricos são, em sua maioria, prejudicados com a poluição, afetando na evaporação; o escoamento da água após a precipitação passa a ser um problema para a população, uma vez que grande parte dos rios e córregos situam-se muito próximos às residências ou simplesmente deixam de existir após sua canalização para construção de vias de acesso, configurando nas enchentes; a infiltração praticamente deixa existir, pois não existe mais caminho para a penetração da água no solo e rochas, afetando o reabastecimento do lençol freático.
Portanto, a globalização afetou o ciclo hidrológico, principalmente em áreas urbanas, onde a paisagem natural foi bastante alterada, e não foi devidamente planejada para minimizar os impactos que tal transformação acarreta para o ciclo da água. Como a tendência do mundo atualmente é ser cada vez mais globalizado, mais urbano, é necessário pensar sobre as formas de ocupação do espaço e, principalmente, planejar o espaço ocupado, minimizando os impactos que nós, enquanto sociedade, causamos ao ciclo da água.


Repórter: Gabriela Maria cabral Nascimento

Entrevistado: Profº Rene Gonçalves Serafim Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário