Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Entrevistas com professores

Água na atividade física


1- Qual a importância da água no organismo humano?

R: A água é essencial para os humanos e para outras formas de vida. Ela age como regulador de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos or entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para, logo depois, ser eliminada pela urina, os resíduos decorrentes desse metabolismo, ou evaporada pelos poros, mantendo a temperatura corporal, assim como eliminados sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo disso
A água é um elemento essencial para o nosso dia-a-dia e, mais ainda, durante a pratica de atividades esportivas. É importante para a sobrevivência do homem: o corpo humano é constituído por 80% de água, sendo ela a responsável pelo transporte de nutrientes e substâncias para dentro e fora das células, além de controlar a temperatura corporal e eliminar substratos tóxicos advindos do metabolismo energético.
CURIOSIDADE: o ser humano pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dia sem água.

2- Quais os tipos de alimento que podemos consumir antes da atividade física que tenha água?

R: Devem ser consumidos alimentos ricos em carboidratos de baixo a médio índice glicêmico e proteínas.
Os carboidratos, por serem a principal fonte energética do organismo, permitem um treinamento intensivo e consistente, retardando a fadiga e o risco de lesões. Já as proteínas, promovem o incremento de massa muscular e até num desgaste da mesma.
Consumo: consumir até 30 minutos antes da atividade, consumir barras de cereal, iogurte, sucos de fruta ou frutas. Até 1h antes da atividade, um lanche de pão integral com queijo branco, peito de peru, suco de fruta e fruta pode ser consumido.
Consumo de líquidos também é essencial antes, durante e após a atividade física.
Repórter: Gabriela Maria cabral Nascimento
Entrevistada: Profª Angela Teresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário